30/09/2024
A discalculia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de entender e processar conceitos matemáticos. Ao contrário de uma simples dificuldade com matemática, a discalculia é uma condição neurológica que impacta diretamente a maneira como o cérebro lida com números, cálculos e símbolos. Identificar esse distúrbio é crucial para que crianças e adolescentes recebam o apoio adequado e possam superar os desafios relacionados ao aprendizado de matemática.
Entre os sinais mais comuns da discalculia estão dificuldades em contar, associar números a quantidades, compreender operações básicas e lembrar fatos aritméticos, como a tabuada. As crianças podem demonstrar dificuldade em realizar cálculos mentais ou precisar constantemente usar os dedos para contar, mesmo em situações que exigem rapidez. Luciano Ferreira Maia, diretor educacional do Colégio Londrinense, de Londrina (PR), destaca: “A identificação precoce da discalculia é fundamental para que a criança receba intervenções adequadas e consiga desenvolver seu potencial nas demais áreas do conhecimento".
A discalculia pode se manifestar de várias formas e em diferentes estágios da vida escolar. Crianças pequenas podem ter dificuldades com atividades simples, como contar de 1 a 10 ou comparar quantidades. Já adolescentes podem enfrentar problemas com conceitos mais abstratos, como álgebra, gráficos e até mesmo tarefas cotidianas, como contar troco. A compreensão de conceitos como tempo, distância e volume também pode ser afetada em casos de discalculia.
O diagnóstico da discalculia geralmente é realizado por profissionais especializados, como psicólogos ou neuropsicólogos, que aplicam testes específicos para identificar déficits nas habilidades matemáticas. É importante lembrar que a discalculia não é uma falta de interesse ou esforço por parte do estudante, mas sim uma condição neurológica que exige estratégias específicas para ser tratada. O diagnóstico correto pode fazer toda a diferença na vida escolar e emocional da criança.
Diferentes tipos de discalculia afetam áreas distintas do processamento matemático. A discalculia verbal, por exemplo, está relacionada à dificuldade de compreender conceitos matemáticos falados, enquanto a discalculia gráfica envolve problemas com a escrita e reprodução de números. Esses desafios podem variar de acordo com a idade da criança e as demandas escolares.
Para ajudar a criança a lidar com a discalculia, é essencial que pais e professores criem um ambiente de apoio e adaptem as atividades de acordo com as necessidades do estudante. Ferramentas visuais, jogos educativos e adaptações nas provas, como tempo extra ou uso de calculadoras, são exemplos de estratégias que podem ser úteis no desenvolvimento das habilidades matemáticas. Intervenções precoces são essenciais para garantir que a criança desenvolva sua confiança e autoestima, evitando frustrações e dificuldades futuras. Para saber mais sobre discalculia, visite https://institutoneurosaber.com.br/artigos/discalculia-quando-a-dificuldade-com-a-matematica-e-um-disturbio-de-aprendizagem/ e https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/criancas/discalculia-em-criancas-o-que-e-como-identificar-e-tratar,29b36ac951352311a7200862b613bdabnjifb1at.html#google_vignette