Image de fundo Blor Home
professora e alunos sentados desenvolvendo atividades de desenvolvimento socioemocional

Emoções e sociabilidade transformam a Educação Infantil

08/05/2024

O Colégio Londrinense tem uma abordagem pedagógica pautada no afeto, na criatividade e no respeito às individualidades, proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante para o aprendizado e o crescimento

 Para os pais, entender os sentimentos dos filhos é um desafio a ser superado a cada dia. Para os educadores, é quase uma missão identificar, ensinar e promover o a formação da criança considerando o que ela é, como indivíduo único. O desenvolvimento socioemocional na Educação Infantil do Colégio Londrinense é levado muito à sério, e a equipe pedagógica procura criar um ambiente de amor, compreensão e respeito mútuo na educação dos pequenos.

 

Essa é uma tendência bastante reforçada pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que denotam a preocupação com dimensões fundamentais como as sociais, físicas, emocionais e culturais dos alunos. O que, de fato, indica uma visão integral da educação, uma vez que não é apenas o desenvolvimento intelectual que importa.

Dessa forma, o Colégio tem projetos inovadores para fazer com que as crianças se sintam amadas, valorizadas e capazes de expressar suas emoções de forma saudável.

 

Na prática

Para o Colégio, trabalhar as competências socioemocionais durante a infância permite às crianças reconhecer e saber lidar com os sentimentos próprios e os de outras pessoas. Para isso, é desenvolvido o projeto “As 5 linguagens do amor”, inspirado no livro de Gary Chapman e Ross Campbell, sendo: Palavras de Afirmação, Tempo de Qualidade, Presentes, Atos de Serviço e Toque Físico.

Assim, “Palavras de Afirmação” envolvem expressar amor e carinho por meio da linguagem verbal. “Tempo de Qualidade” fala sobre dar atenção total à criança, focando nela exclusivamente, sem distrações. “Presentes” não se trata apenas de dar coisas materiais, mas sim de expressar amor através de gestos significativos e atenciosos. “Atos de Serviço” se referem a fazer coisas que sabemos que a criança gostaria, como arrumar um brinquedo quebrado ou ajudá-la com uma tarefa difícil. Por último, “Toque Físico” é uma linguagem do amor que valoriza carinhos e qualquer forma de afeto físico.

Outra abordagem do Colégio na Educação Infantil é a implementação da história do Peixinho Love Blue, uma estratégia criativa para promover valores, princípios e emoções positivas entre os alunos e desenvolver habilidades socioemocionais desde a primeira infância. 

Ao colocar em prática esses projetos junto às crianças, o Colégio Londrinense acredita ser essencial para formar cidadãos conscientes, responsáveis e capazes de lidar com os desafios do mundo atual.

Importância dos projetos:

Abordagem Inovadora: A convivência da rotina escolar estimula as vivências emocionais e sociais, o que possibilita à criança uma educação ampla, sólida e maior crescimento pessoal e interpessoal. 

Promoção ao Afeto: O projeto e a história do Peixinho Love Blue proporcionam oportunidades para que as crianças expressem e recebam amor de diversas formas, promovendo um ambiente de acolhimento e cuidado.

Desenvolvimento Integral: Ao trabalhar as linguagens do amor e os valores transmitidos pela história do Peixinho Love Blue, a escola contribui para uma educação humanizada e a compreensão dos próprios sentimentos, estimulando não apenas o crescimento acadêmico, mas também a saúde emocional e relacional. 

Envolvimento Familiar: As práticas pedagógicas envolvem as famílias incentivando a colaboração e o diálogo entre pais, filhos e professores, fortalecendo os laços afetivos e promovendo uma educação mais significativa.

 


Voltar

COMPARTILHE:

Em nosso mundo educacional, exploramos uma infinidade de tópicos, desde as ciências exatas até as humanidades, desde as últimas inovações tecnológicas até os clássicos da literatura. Aqui, cada postagem é uma jornada, cada palavra uma oportunidade para expandir horizontes e desafiar percepções.

Siga-nos

Newsletter