06/05/2024
Boletim com notas baixas: como reagir
No Colégio Londrinense, de Londrina (PR), entendemos que cada boletim escolar, especialmente aqueles com notas baixas, representa uma oportunidade única para crescimento e aprendizado. Luciano Ferreira Maia, nosso diretor educacional, destaca: "Notas baixas não são um fim, mas um convite para entender e superar desafios juntos".
A primeira reação ao se deparar com notas baixas deve ser de compreensão e apoio. É essencial que os pais se abstenham de reprimendas e optem por uma abordagem construtiva. Encorajamos as famílias a se envolverem em diálogos abertos com seus filhos, explorando as razões por trás das dificuldades acadêmicas. "Compreender as causas e trabalhar em conjunto para estabelecer um plano de ação é mais eficaz do que qualquer forma de punição", afirma Maia.
Quando se trata de premiar os alunos pelo desempenho, é importante focar no reconhecimento do esforço e na melhoria contínua, e não apenas nas notas. A celebração de pequenas conquistas pode ser um grande motivador, construindo a confiança e o desejo de persistir. É crucial evitar recompensas financeiras, pois estas podem criar uma mentalidade de recompensa externa ao invés de cultivar a motivação intrínseca.
Além disso, reconhecemos a importância de alinhar as expectativas familiares às habilidades e interesses individuais dos estudantes. Respeitar e apoiar as paixões únicas dos alunos pode levar a um maior envolvimento e sucesso acadêmico. A saúde mental e o bem-estar dos estudantes também são prioritários. Estar atento a sinais de estresse ou ansiedade e promover um equilíbrio saudável entre estudo e lazer é fundamental para o sucesso acadêmico e pessoal.
No Colégio Londrinense acreditamos que um boletim com notas baixas é um ponto de partida para o desenvolvimento e a melhoria. Trabalhando em parceria com as famílias, podemos transformar esses momentos em oportunidades valiosas de aprendizado e crescimento para nossos alunos.
Para mais informações sobre boletim escolar, acesse https://educacao.uol.com.br/noticias/2009/03/04/economistas-e-psicologos-divergem-sobre-dar-ou-nao-recompensas-para-estudantes.htm ou https://www.grudadoemvoce.com.br/blog/notas-na-escola/