31/07/2024
Sucesso no processo de integração dos alunos é fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento estudantil.
Semestre após semestre o tema adaptação escolar se torna frequente entre os pais de alunos e, para a escola, também é uma questão muito relevante. Tudo o que envolve novos professores, colegas, rotinas, métodos de ensino, regras e expectativas são pontos de atenção para a Orientação Educacional do Colégio Londrinense, responsável por conduzir o acolhimento dos estudantes.
A adaptação escolar é importante para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos, para que possam se sentir confortáveis e integrados à comunidade escolar. Para isso, se faz necessário criar um ambiente seguro e acolhedor, consolidando a relação de confiança permitindo, assim, a interação de todos. E sabendo da importância desse processo, o Colégio Londrinense destaca algumas atividades de entrosamento e adaptação que fazem a diferença.
Para os alunos que vão mudar de nível educacional é promovida uma visita a outro setor, com o objetivo de mostrar o conforto e a segurança que os espera. Um exemplo são os alunos do Pré II da Educação Infantil, matriculados no 1º ano do próximo ano letivo, que são levados para conhecer a estrutura do departamento do Ensino Fundamental I, tendo contato com os professores e toda a equipe pedagógica.
Para os novatos, a Orientação Educacional solicita aos professores que façam um “tour” pelos diferentes espaços do colégio para o reconhecimento do ambiente. “Em parceria com a Coordenação Pedagógica, os alunos são convidados para uma conversa individualizada a fim de entender sobre a satisfação em relação ao colégio e para identificar as individualidades de cada um”, explica o diretor educacional do Colégio Londrinense, Luciano Ferreira.
E para os alunos já inseridos e adaptados no contexto escolar, é ainda mais valorizada a confiança, parceria e credibilidade nos trabalhos. “Procuramos atender as necessidades socioemocionais, físicas e sociais dos estudantes, e auxiliar no desenvolvimento das habilidades e competências”, afirma Luciano Ferreira.
Em todos os processos, o Colégio objetiva garantir boas condições de convivência e expressão pessoal para evitar problemas comportamentais e de desempenho educacional dos alunos.