Alunos mexem no computador na Disciplina Pensamento Computacional do Colégio Londrinense.

Disciplina Pensamento Computacional desenvolve o pensamento estratégico

03/07/2024

Com um dos diferenciais do Colégio Londrinense, disciplina prepara os estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico, formando cidadãos mais capacitados para resolver problemas de forma estratégica.

Desenvolver competências cognitivas e habilidades para resolver problemas. Esse é o foco da disciplina Pensamento Lógico e Computacional, oferecida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Londrinense. Nas aulas semanais, são aplicados conteúdos e conceitos como: Tecnologia como linguagem e forma de expressão, Educação midiática, Letramento digital, Gameficação e Fundamentos da Linguagem de Programação.

Esse é um grande diferencial do Colégio, que inseriu o Pensamento Computacional no currículo escolar de maneira que seja relevante e aplicável à vida cotidiana das crianças, pensando no futuro e na preparação para os desafios complexos da era digital. A forma de trabalhar visa desenvolver a capacidade de resolver problemas, ter raciocínio lógico, pensamento crítico, comunicação reflexiva e ética, além do protagonismo no aprendizado e nas ações sociais e culturais.

As aulas são realizadas na Sala Maker, um ambiente inovador onde os alunos são divididos em grupos de trabalho para trocar experiências, tornando o aprendizado ainda melhor. A interatividade envolve e atrai o interesse dos estudantes nas atividades que vão desde a observação, o processo de pesquisa, interpretação, exercícios até mesmo jogos, que são um destaque à parte.

Um jogo que envolve lógica e estratégia pode ensinar sobre algoritmos e sequenciamento. Ao elaborar planos e tomar decisões, os estudantes estão, na verdade, desenvolvendo habilidades algorítmicas sem nem perceberem. Essa abordagem lúdica e interativa torna o processo de aprendizado mais envolvente”, explica a professora da disciplina no Colégio Londrinense, Clarissa Andréa Pires Garcia.

Para o Colégio Londrinense, a disciplina gera um novo foco educacional no quesito inovação, seguindo uma tendência mundial de preparar os estudantes para enfrentar os desafios da era digital. Os resultados têm sido positivos e as competências desenvolvidas durante as aulas são base para a vida, como:  tomada de decisão, resolução de problemas, comunicação eficaz e a capacidade de trabalhar em equipe.

O pensamento computacional deve ser visto como uma competência essencial para todos os alunos, assim como a leitura, a escrita, a matemática, e estamos muito satisfeitos com o interesse dos nossos alunos nesta disciplina”, finaliza Clarissa Garcia.