26/06/2024
Além de aprender sobre tecnologia, os estudantes também são preparados para diversas olimpíadas do conhecimento.
A crescente importância da tecnologia faz com que o aprendizado de programação seja um grande diferencial na educação contemporânea. Com essa consciência e responsabilidade no ensino, o Colégio Londrinense oferece o Londrinense Tech, um projeto em parceria com a UniFil e os cursos de Ciências da Computação e Engenharia de Software para introdução dos alunos nas mais diversas atividades da computação.
Durante as aulas, os estudantes aprendem a linguagem de programação e desenvolvimento de software voltado à construção de aplicações web e mobile. O projeto, voltado para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio (mediante inscrição prévia), tem sido muito valioso para a formação acadêmica e pessoal.
“Os nossos alunos aprendem conteúdos que promovem o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e a criatividade que dá suporte ao aprendizado. Nosso objetivo é prepará-los para enfrentar os desafios do mundo digital”, afirma o diretor educacional, Luciano Ferreira Maia.
As aulas ocorrem semanalmente no contraturno escolar e são realizadas nos laboratórios de informática da UniFil, Campus JK e, algumas vezes, na Sala Maker do Colégio Londrinense com atividades desplugadas, em que usam blocos de programação físicos e o trabalho em equipe para desenvolver e resolver problemas.
“A atividade desplugada é uma forma divertida de aprender lógica computacional sem a necessidade de um computador, em que o aprendizado é efetivo e bastante interativo”, comenta Luciano Maia.
Alguns dos conteúdos do Londrinense Tech: HTML | CSS | Web Design Responsivo | Flexbox | Bootstrap | JavaScript |Programação em blocos |Lógica de Programação
Além da sala de aula
Os alunos do Londrinense Tech são preparados para participar de competições científicas como Hackathons e Olimpíadas Científicas (ex.: OBI – Olimpíada Brasileira de Informática, OBRL - Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico, Bebras - Desafio Internacional de Pensamento Computacional).
Durante as aulas, eles são orientados e recebem todas as informações necessárias para que alcancem o melhor resultado nestes eventos.
Dessa forma, o Colégio Londrinense acredita que o estudo das áreas de tecnologia otimiza o ensino, abre portas para o desenvolvimento intelectual do aluno e prepara para o futuro profissional.