19/06/2024
Objetivo é que os alunos tenham habilidades para solucionar situações-problema do cotidiano, e que sejam preparados para o futuro como profissionais qualificados para qualquer desafio.
O Colégio Londrinense trabalha a disciplina Iniciação Científica estimulando no aluno o interesse pela pesquisa e pela descoberta do conhecimento, como uma ferramenta para desenvolver os profissionais do futuro. A pesquisa científica é importante por contribuir no aprendizado pessoal e acadêmico, além de apresentar a relevância desses trabalhos para a sociedade.
Dessa forma, o papel de incentivador que o Colégio desempenha junto aos estudantes vai além da sala de aula, e os coloca como protagonistas em eventos científicos regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Exemplo disso, é a mais recente participação na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), na qual o Londrinense teve 26 projetos de pesquisa selecionados, sendo a escola com o maior número de projetos de todo o estado do Paraná.
Para a equipe pedagógica, trabalhar a iniciação científica possibilita vivências culturais e agrega competências como: estímulo da curiosidade intelectual, imersão em múltiplas áreas do conhecimento e o aprimoramento da comunicação e da argumentação dos estudantes.
“A pesquisa permite ensinar e aprender com os alunos, sair do pensamento convencional e partir para o pensamento crítico, favorecendo a formação integral do aluno”, explica o coordenador do Ensino Fundamental II, Murillo Bernardi Rodrigues.
As aulas e os eventos de pesquisa motivam os estudantes na preocupação com o ambiente em que vivem, além de oferecer aos alunos a possibilidade de conhecer diversas áreas pensando no futuro profissional. E, ainda, promove a criatividade, a autonomia e o trabalho em equipe tão cobrado no mercado atualmente.
O Colégio Londrinense acredita, portanto, na pesquisa como ferramenta para desenvolver os profissionais do futuro.