Image de fundo Blor Home
Alunos do Colégio Londrinense mostram prêmios recebidos no Programa de Incentivo à Leitura - Pilelo.

Colégio incentiva os alunos ao hábito da leitura

05/06/2024

Autor:

Programa propõe a leitura de 60 livros durante o ano letivo e oferece premiação a cada semana pelas obras lidas, como forma de motivação para os estudantes.

 

Os benefícios da leitura são inegáveis, pois ela fomenta a imaginação, desenvolve a concentração, memória, raciocínio. Apesar de compor a rotina de aprendizagem da criança, estimular a leitura não é uma tarefa apenas escolar. Antes da conquista da autonomia pela criança, é imprescindível que a família leia para ela e com ela. O ritmo, a velocidade e a fluência na leitura são conquistados na prática.

Reconhecendo a importância e consolidando a prática como algo primordial na proposta pedagógica, o Colégio Londrinense tem o Programa de Incentivo à Leitura Londrinense – Pilelo – que se caracteriza por valorizar os alunos que lêem. Cada estudante recebe o desafio de ler 60 livros durante o ano letivo e, a cada quantidade de livros lidos, os educadores passam semanalmente nas salas para fazer a entrega dos prêmios.

Uma motivação que tem sido muito positiva na prática. Cada turma tem um horário para visita à biblioteca com a professora. O excelente acervo, distribuído e organizado por faixa etária, permite que o aluno leve até quatro livros para casa. Após a leitura, ele cadastra as informações no Portal do Aluno, e cada ficha de leitura é validada pela professora.

O objetivo do projeto é desenvolver as diversas habilidades que o ato de ler proporciona. Nossos alunos aprimoram a compreensão do que se lê, melhoram a capacidade de interpretar, de enriquecer o vocabulário e, ainda, a leitura possibilita cultivar a criatividade para a escrita nas produções de textos, explica a coordenadora do Ensino Fundamental I, Marcia Regina de Aquino Ilário. 

Assim, o Colégio Londrinense reforça que a leitura não pode ficar restrita ao ambiente escolar e conta com a parceria entre escola e família. Pais engajados compreendem o projeto pedagógico da escola e valorizam a educação, finaliza a coordenadora. 







Voltar

COMPARTILHE:

Em nosso mundo educacional, exploramos uma infinidade de tópicos, desde as ciências exatas até as humanidades, desde as últimas inovações tecnológicas até os clássicos da literatura. Aqui, cada postagem é uma jornada, cada palavra uma oportunidade para expandir horizontes e desafiar percepções.

Siga-nos

Newsletter