05/03/2025
A aula de Investigação Científica no Colégio Londrinense uma experiência prática que promoveu conhecimento, curiosidade e diversão.
Incentivar a proatividade e estimular o aprendizado de maneira envolvente são objetivos primordiais dentro da educação. No Colégio Londrinense, as atividades pedagógicas buscam aliar teoria e prática para que os alunos possam vivenciar o conhecimento da melhor forma possível. Recentemente, os estudantes do Pré II tiveram a oportunidade de explorar conceitos de geologia e reações químicas de maneira lúdica, através da construção de modelos de vulcões utilizando argila.
Essa atividade, inserida nas aulas de Investigação Científica, permitiu que as crianças compreendessem de maneira concreta temas complexos, como as placas tectônicas e os processos de erupção vulcânica. Ao criar seus próprios vulcões, os alunos puderam visualizar a movimentação das camadas da crosta terrestre e entender como essas interações podem resultar em uma erupção. Além de aprofundar o conhecimento em geologia, o exercício envolveu experimentos simples de reações químicas, como a produção de lava.
O aspecto mais interessante dessa atividade foi a possibilidade de os alunos participarem ativamente do processo de aprendizagem, o que os motivou a investigar mais sobre o tema. A utilização de materiais como a argila contribuiu para o desenvolvimento da coordenação motora fina, uma habilidade fundamental nesta fase do aprendizado, como modelar o vulcão, fazer os ajustes necessários e observar o resultado de suas próprias ações.
Ao permitir que as crianças explorem conceitos de forma criativa e prática, o Colégio Londrinense proporciona um ambiente onde a curiosidade é valorizada, e o aprendizado se torna uma experiência prazerosa.