24/05/2024
O Colégio Londrinense reconhece o valor inestimável da contação de histórias na educação infantil. Longe de ser um mero passatempo, essa atividade se revela uma poderosa ferramenta pedagógica, capaz de transportar os pequenos para além dos muros da sala de aula, em viagens imaginárias repletas de aprendizado e descobertas.
Luciano Ferreira Maia, diretor educacional do Colégio Londrinense, ressalta: As histórias não apenas divertem, mas também formam o caráter. Elas são pontes que ligam a inocência da infância à sabedoria que a vida exige. As narrativas, desde as fábulas até os contos de fadas, são mais do que meras palavras. Elas são espelhos refletindo lições de vida, ensinando persistência, coragem, amizade e respeito de maneira lúdica e significativa.
Através da contação de histórias, crianças aprendem a ver o mundo sob diferentes perspectivas. Histórias como "Os Três Porquinhos" não apenas entretêm, mas também instigam o pensamento crítico e a resolução de problemas, habilidades essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico. Além disso, ao ouvir histórias, os pequenos desenvolvem uma compreensão emocional mais profunda, aprendendo a empatizar com personagens de diversos contextos.
Cada história é uma semente plantada no fértil solo da imaginação infantil, germinando ideias, sonhos e, acima de tudo, um senso de empatia pelo mundo, acrescenta Maia. Em um ambiente educacional, como o do Colégio Londrinense, é crucial selecionar narrativas que ressoem com as crianças, envolvendo-as ativamente no processo de aprendizado. Os educadores são encorajados a se tornarem contadores de histórias habilidosos, utilizando expressões faciais, gestos e recursos visuais para dar vida aos personagens e cenários.
A leitura e a audição de histórias desempenham papéis complementares no desenvolvimento infantil. Enquanto a leitura aprimora a compreensão e a autonomia, ouvir histórias contadas enriquece a experiência imersiva, estimulando a criatividade e a interpretação. A contação de histórias no Colégio Londrinense não é apenas uma prática educacional; é uma celebração da imaginação e da humanidade, essencial para formar indivíduos bem-arredondados, prontos para enfrentar os desafios do mundo.
A prática da contação de histórias, portanto, transcende a simples narração de eventos. Ela é um elo vital entre a educação e o desenvolvimento integral da criança, equipando-as não apenas com conhecimento, mas com as ferramentas para navegar na complexidade do mundo adulto.
Para saber mais sobre a importância da história infantil na educação, acesse https://www.culturagenial.com/historias-infantis-contos-para-criancas ou https://escoladainteligencia.com.br/blog/contacao-de-historias-na-educacao-infantil