15/01/2025
Férias são uma excelente oportunidade para os estudantes explorarem o universo literário de maneira prazerosa e envolvente.
As férias são, sem dúvida, um momento de descanso e diversão, mas também representam uma excelente oportunidade para o desenvolvimento intelectual dos alunos. No Colégio Londrinense, entendemos que esse período de pausa na rotina escolar pode ser aproveitado para reforçar hábitos que são essenciais para o crescimento cognitivo, como a leitura. Ao invés de ser vista como uma interrupção, a leitura nas férias pode ser uma chance de descobrir novos mundos, expandir horizontes e, acima de tudo, se divertir com os livros.
Uma das maneiras mais eficazes de incentivar os alunos a ler durante o recesso é oferecer uma seleção diversificada de livros que despertem seu interesse. O Colégio Londrinense sugere a escolha de obras que abordem temas que cativem os alunos, como aventuras, mistérios, histórias de fantasia ou até mesmo temas relacionados aos hobbies e paixões. Quando a leitura está conectada aos interesses pessoais de cada um, o processo se torna mais envolvente e estimulante.
Além disso, a escolha do livro pode ser uma experiência mais divertida quando as crianças e adolescentes têm a liberdade de selecionar suas próprias leituras, com o apoio de uma lista de sugestões adequadas à faixa etária. Essa autonomia na escolha permite que o estudante se sinta mais protagonista de sua jornada literária.
Para tornar a experiência ainda mais atrativa, o Colégio Londrinense incentiva os pais a participarem ativamente desse momento, lendo junto com os filhos ou promovendo sessões de contação de histórias. Esses momentos de leitura compartilhada são uma excelente maneira de reforçar o vínculo afetivo entre pais e filhos, além de ser uma oportunidade de discussão e troca de ideias sobre o que foi lido.
Outra forma divertida de aproximar os alunos dos livros durante as férias é associar a leitura a brincadeiras e atividades lúdicas. Jogos de adivinhação, desafios de criar finais alternativos para a história ou até dramatizações de cenas dos livros lidos são formas criativas de fazer a leitura se tornar algo prazeroso. Essas atividades reforçam o conteúdo lido, mas também estimulam a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes, características essenciais para seu desenvolvimento acadêmico.
Para os adolescentes, que muitas vezes preferem outras formas de lazer, o incentivo à leitura pode ser um pouco mais desafiador. No entanto, o Colégio sugere estabelecer pequenas metas de leitura, como ler um número específico de páginas ou capítulos por dia, sem sobrecarregar os alunos.
No Colégio Londrinense, o incentivo à leitura não se limita apenas às férias, mas é um compromisso constante ao longo do ano letivo. Projetos como o Pilelo de Incentivo à Leitura são implementados para tornar o hábito de ler uma experiência envolvente e estimulante para todos os alunos. Esse projeto propõe uma série de desafios literários, com metas de leitura e recompensas simbólicas que tornam a leitura mais interativa e estimulante, além de promover o compartilhamento de histórias entre os alunos.
A leitura, portanto, é muito mais do que uma tarefa escolar – é uma ferramenta poderosa para a formação de cidadãos críticos, criativos e bem-informados. Assim, ao longo do ano, nossos alunos estarão cada vez mais preparados com um repertório literário rico e uma mente aberta às infinitas possibilidades que os livros oferecem.