17/05/2024
Estimular o gosto pela música e aproveitar todas as maravilhas que ela proporciona motiva ainda mais o interesse dos alunos no aprendizado.
A música envolve de várias formas, mas você sabia que ela pode ser uma ferramenta muito valiosa no processo de alfabetização das crianças? A musicalização contribui no desenvolvimento cognitivo e permite estimular a memória, concentração, criatividade e coordenação motora. Reconhecendo a importância dessa ferramenta para o ensino, o Colégio Londrinense não abre mão de oferecer mais esse estímulo aos estudantes.
Em concordância com as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Colégio inclui aulas de musicalização no Ensino Fundamental I, em que os alunos aprendem a flauta doce como instrumento específico e ampliam o processo de alfabetização.
Na rotina escolar, é notório o despertar do gosto musical da criança que passa a se interessar pela expressão artística. Dentre tantos benefícios, pode-se ressaltar que a música como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem influencia a maneira de sentir, pensar e agir, incentivando a criatividade e, até mesmo, regulando as emoções dos alunos.
No processo de ensino pela música, os educadores do Colégio Londrinense explicam que utilizam o método fônico para a alfabetização, com a correspondência letra/som e grafema/fonema, então, a musicalização faz parte da construção deste universo da leitura e escrita. Dessa forma, a musicalização aprimora os cinco sentidos, enriquece o vocabulário, permite aprender a ouvir com qualidade, promove a disciplina e muito mais.
“O coração que sente a música vai sentir as palavras” (S. SUSUKY) é uma citação que define exatamente o propósito do projeto, pois para o Colégio, aprender com significado está intimamente relacionado às emoções e aos sentimentos.
A aluna do 1º ano turma MW, Cecília Lopes Bianchi, resume o que sente com as aulas. “A música ajuda a pensar nas coisas do coração”, comenta. Assim, a importância da musicalização para o ensino-aprendizagem é nesse amplo sentido, para que a criança não apenas consuma música, mas que use todos os benefícios para se desenvolver por meio dela.